Controle Financeiro - Mais do que contas a pagar

É muito comum para centenas de brasileiros ao iniciar um pequeno negócio, ter um olhar bem simplicista para a gestão financeira, ou seja, aquela ideia resumida de contas a pagar e receber.

Controle Financeiro - Mais do que contas a pagar

Tudo bem, manter o controle financeiro da empresa nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente no caso de pequenas empresas onde o proprietário acumula tarefas de vendas e administrativo. Estar ligado nos fluxos que envolvem despesas, entradas, impostos e financiamentos que precisam estar na ponta do lápis, diariamente dá trabalho. Justamente por isso contar com um bom sistema de controle financeiro, tornará a jornada mais simples, ágil e eficiente.

Pensando nesse cenário, o planejamento das atividades é essencial para o seu negócio se desenvolver de forma equilibrada.

O planejamento é fundamental para se alcançar uma meta. Muitos fracassam por não planejar antes de uma ação, por não analisar as condições e se possui meios de chegar até o auge da visão.

O planejamento visa superar cada etapa de um empreendedorismo.

Pelo menos 3 tipos de degraus ou perfis de planejamento podem ser usados, segundo o Dr. William Douglas autor de diversos livros e do inspirador "25 Leis Bíblicas do Sucesso".

São eles:

Planejamento geral, estratégico, de longo prazo. Neste caso é necessário pensar de forma a construir um negócio para o futuro e não apenas apagar um incêndio do momento. Por exemplo, criar um centro de custo para investimento em pessoas ou expansão. Reservar uma pequena fatia ainda que insignificante promove o comportamento estratégico e modela uma postura visionaria e não apenas imediatista da empresa.

Planejamento por fases menores (quinquenal, anual, semestral, trimestral e mensal. Criar centros de custos e definir o “budget” para cada um deles te permitirá ter um controle financeiro alinhado com as metas de vendas e entradas evitando surpresas desagradáveis e ajustes precisos com critérios e prioridades. 

Planejamento semanal e diário, que pode ser chamado também de administração do seu tempo e tarefas. Realizar os pagamentos nas datas certas em dias de juros altos faz toda diferença no fechamento. Realizar a análise do fluxo de caixa, crédito disponível e manter atualizada essa lista de execução é o caminho para uma gestão eficiente e segura. Então tenha um tempo tranquilo do se dedicar para isso. Uma hora de qualidade rende mais do que o dia com execuções picadas.

O planejamento também significa prudência.

O dicionário Houaiss define prudência como: cauteloso, sensato e ajuizado. Também aquele que se precaver, prepara-se antecipadamente.

Para que essas ações sejam executadas no contexto financeiro da empresa, possuir um bom sistema de gestão é indispensável.

Porque com o controle de contas feito em um sistema de gestão e financeiro você entende com clareza e detalhes quanto dinheiro a sua empresa está gastando, o que precisa ser pago e quanto ela tem para receber. Em outras palavras, você monitora as receitas e despesas e cuida da saúde financeira do seu negócio de forma mais eficiente.

A gestão financeira também leva a decisões assertivas e inteligentes: Por exemplo, onde é necessário economizar, onde é preciso investir e como aproveitar eventos sazonais para vender mais.

A NFeSistemas possui um sistema completo que te permitirá ter todo o controle financeiro integrado com os demais departamentos, além de te oferecer um dashboard com os principais dados para facilitar suas tomadas de decisão.

Conselho: Pare um pouco e reflita sobre o seu negócio. Como ele tem se desenvolvido? Quais seus objetivos, alvos e perspectiva para amanhã? 
Se não sabe. Comece a se planejar e executar o planejado.

Para isso a equipe NFeSistemas está com você!

Não deixe sua empresa ficar para trás, conheça nossos serviços e  soluções!
Aumente seus resultados e tenha uma gestão personalizada para sua empresa.

Clique aqui! E fale agora mesmo com um de nossos consultores!

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0